Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) – dezembro de 2018

Aumento de 4,2 % é a maior taxa mensal desde fevereiro e reforça os sinais de maior consumo no fim do ano e recuperação da economia.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 91,2 pontos em dezembro de 2018, registrando alta de 4,2% em relação ao mês passado. Igualmente a fevereiro, esta é a maior taxa mensal alcançada desde 2010. Já na comparação anual, o aumento foi de 11,7%. Mesmo apresentando altas, o ICF permanece abaixo de 100 pontos desde maio de 2015, limite considerado de insatisfação.

O levantamento mostra que todos os subíndices do ICF variaram positivamente, com destaque para a alta do componente Momento para Duráveis (+11,1), seguido por Perspectivas de Consumo (+7,2%) e Profissional (+5,1%).

Segundo o economista da CNC Antonio Everton, os juros em queda com inflação em baixa formam o cenário que dá suporte à maior disposição das famílias para o consumo.

De acordo com a entidade, o Nível de Consumo Atual cresceu 2,8% em relação a novembro. Na comparação anual, foi a alta mais significativa (+24,3%) dentre os subíndices do ICF. “O entendimento das famílias foi de que estão podendo comprar mais, efeito da economia em fase de crescimento e seus reflexos positivos sobre o mercado de consumo”, pontua o economista.

A pesquisa também aponta que os subindicadores Emprego Atual (114,4 pontos) e Renda Atual (104,6 pontos) ficaram acima de 100 pontos. Com variações positivas de 1,2% e 1,5%, respectivamente, esse aumento mostra que no curto prazo as famílias se apresentaram mais satisfeitas com o emprego corrente, assim como com o nível de renda atual. Na comparação com dezembro de 2017, o indicador Renda Atual também apresentou crescimento de 12,2%, o que pode ser atribuído ao recebimento do 13º salário e dos recursos do PIS/Pasep.

“A recuperação do mercado de trabalho tem repercutido diretamente no sentimento de que haverá melhora profissional nos próximos meses. Por conta disso, o subíndice Perspectiva Profissional alcançou 107,1 pontos, com tendência de elevação”, avalia Antonio Everton.

ICF regional

Regionalmente, o ICF revelou que as famílias do Sudeste demonstraram maior intenção de consumo tanto na variação mensal (+6,2%) quanto na anual (+14,2%). O indicador apresentou a segunda maior taxa mensal no Norte (+3,2%); enquanto o Nordeste revelou a segunda maior variação anual (+13,2%).

Perspectivas para 2018 e 2019

A CNC recentemente revisou de 1,3% para 1,4% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. E passou a projetar que a economia poderá crescer 2,7% em 2019.

A Confederação também revisou para cima a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões, o que representa um avanço de +2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. A previsão de contratação de trabalhadores temporários também aumentou de 72,7 mil para 76,5 mil vagas.

Acesse a análise completa da ICF dezembro no link abaixo:

http://cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/analise_icf_-_dezembro_2018_0.pdf

[embeddoc url=”https://asbraf.com/wp-content/uploads/2018/12/analise_icf_-_dezembro_2018_0.pdf” download=”all” viewer=”google”]

Fontehttp://cnc.org.br/noticias/economia/intencao-de-consumo-das-familias-volta-subir-em-dezembro

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

5 horas ago

Planejamento para os próximos 4 anos tem o objetivo de tornar o ambiente de negócios mais competitivo O Ministério do Empreendedorismo aprovou…

6 horas ago

Empresas têm recebido orientações dos Agentes Locais de Inovação (ALI) voltadas para a melhoria da produtividade e transformação digital Durante a jornada…

1 dia ago

Especialistas ressaltam que a decisão confirma a validade do contrato de franquia e reforça jurisprudência sobre inexistência de vínculo de emprego na…

Posts relacionados:

3 meses ago

BRASÍLIA| Rafaela Soares, do R7, em Brasília11/04/2024 – 07H56 (ATUALIZADO EM 11/04/2024 – 07H56) Decreto foi publicado nesta quinta-feira(FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL) O presidente Luiz Inácio…

3 meses ago

Pesquisa realizada pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da Asbraf revela números, indicadores e tendências das 50 primeiras categorias profissionais enquadradas na…

7 meses ago

  No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do…