Resultado do PIB confirma cenário de retomada gradual da atividade econômica

Grupo de Conjuntura do Ipea ressalta que maior contribuição da demanda interna sinaliza melhoria na composição do indicador, mesmo com repetição do desempenho de 2017.

O resultado do produto interno bruto (PIB) de 2018, divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma o cenário de recuperação gradual da atividade econômica. A análise é do Grupo de Conjuntura do Ipea, que publicou hoje a seção de Atividade Econômica. Se, por um lado, o crescimento de 1,1% no PIB repete o desempenho de 2017, por outro, nota-se uma melhoria na composição do indicador, caracterizada por uma contribuição maior da demanda interna.

O bom desempenho do consumo das famílias e da formação bruta de capital fixo (FBCF) – importante para a ampliação da capacidade produtiva futura da economia por meio de investimentos – reflete um avanço dos indicadores de confiança e dá indícios de que o ritmo de crescimento da economia poderá acelerar ao longo de 2019. O consumo das famílias evoluiu 0,4% no quarto trimestre de 2018, na comparação com o período anterior. No acumulado do ano, a expansão foi de 1,9%.
A FBCF, por sua vez, encerrou 2018 com um crescimento de 4,1%, embora o resultado no quarto trimestre tenha sido um recuo de 2,5% frente ao período de julho a setembro. Entre os setores produtivos, enquanto a indústria cresceu 0,6% em 2018 – afetada pela greve dos caminhoneiros e pela crise na economia argentina –, o PIB de serviços expandiu-se 1,3%, e a agropecuária ficou praticamente estável (0,1%).

Acesse o texto completo no link:

[embeddoc url=”https://asbraf.com/wp-content/uploads/2019/03/190228_cc42_desempenho_do_pib.pdf” download=”all” viewer=”google”]

Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34610&catid=3&Itemid=3

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

5 horas ago

Responsáveis pelo índice dizem esperar que as pequenas e médias empresas do Brasil mantenham a tendência recente de crescimento no segundo semestre…

1 dia ago

Brasil tem 39,13 milhões de trabalhadores informais, aponta a PNAD. Figura do Microempreendedor Individual gera emprego e renda, garantindo inclusão e proteção…

2 dias ago

Pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas mostra que a percepção dos microempreendedores individuais da região é maior do que a média…

Posts relacionados:

4 meses ago

BRASÍLIA| Rafaela Soares, do R7, em Brasília11/04/2024 – 07H56 (ATUALIZADO EM 11/04/2024 – 07H56) Decreto foi publicado nesta quinta-feira(FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL) O presidente Luiz Inácio…

4 meses ago

Pesquisa realizada pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da Asbraf revela números, indicadores e tendências das 50 primeiras categorias profissionais enquadradas na…

7 meses ago

  No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do…