Feira de franquias: Antes de comprar um negócio, veja 11 regras de investidor tubarão do Shark Tank

Feira de franquias

Confira abaixo as dicas do empresário para quem pensa investir em uma franquia:

1) Tenha cautela antes de assinar qualquer contrato

Semenzato destaca que, antes de assinar contrato com uma franqueadora, o foco total do investidor deve ser no seu plano de negócios e nas visitas a franqueados novos e maduros da rede escolhida. De acordo com ele, são nesses contatos que informações relevantes são obtidas para que se sinta seguro em prosseguir.

O candidato precisa buscar um franqueador com excelente reputação, que cumpra o que é prometido. O empresário recomenda que o interessado certifique-se de que vários anos foram investidos na testagem do negócio. É preciso tempo para retirar as pedras do caminho, criar processos e executar campanhas de marketing, gerando serviços ou produtos desejados pelo mercado consumidor.

Mas ele ressalta: se, ainda assim, os atuais franqueados da rede não estão satisfeitos, talvez seja um sinal de alerta para que o potencial franqueado reveja sua intenção de investir naquela marca.

2) Não dê um passo maior do que a perna

O candidato precisa ter o capital exigido para executar o plano de negócios. Neste ponto, não pode haver improviso, avisa Semenzato.

“Rotineiramente, nos deparamos com candidatos a franquia que dizem ter o capital, mas na verdade, na hora da execução, percebem que o dinheiro ficou curto”, diz. “Esse pode ser um erro fatal, que muitas vezes pode inviabilizar a implantação de forma plena do negócio.”

3) Invista em uma área com a qual tenha afinidade

Ao se escolher uma rede de franquias, o primeiro ponto a ser analisado, conforme o empresário, é a afinidade do candidato com o ramo do negócio. Para as franquias de shopping, por exemplo, é recomendado gostar de trabalhar aos finais de semana e feriados. Semenzato indica que o investidor só tome uma decisão depois de ter certeza da sua escolha.

4) Se esforce: seu sucesso depende de você

Quando um negócio se torna franquia é um indício de que ele já foi testado e está consolidado no mercado. “Costumo dizer aos investidores que, ao adquirir uma franquia, eles compram 50% do sucesso. Os outros 50% dependerão de sua capacidade e do seu empenho na implantação do negócio”, diz o jurado do Shark Tank.

Apesar da facilidade inicial, o sucesso do negócio depende do empenho do franqueado e da sua equipe. Semenzato ressalta a importância de seguir todos os manuais recomendados pela marca, feitos para diminuir os riscos para o franqueado. Essas regras e cuidados, afirma, são o motivo de o sistema de franchising crescer tanto no mundo.

5) Seja dedicado e disciplinado

Seguir os manuais operacionais da franquia parece simples, mas Semenzato observa que muitos empreendedores não têm a disciplina de seguir fielmente o que o franqueador recomenda. “Assim, tentam criar novos modelos de gestão do negócio, quebrando a cara na maioria das vezes para depois descobrirem que o segredo estava no know-how do franqueador que eles haviam negligenciado”, alerta.

Para uma franquia dar certo, também é preciso que o candidato tenha disposição para dedicar o tempo necessário à gestão do negócio e à busca de resultados. “É algo que também parece simples, mas que muitas vezes não é levado a sério”, explica Semenzato. “Não se pode cuidar de um negócio nas horas vagas.”

6) Busque a excelência

Semenzato costuma dizer que foi o maior vendedor de coxinhas da história de Lins, cidade onde se criou, no interior paulista. Também se vê como o melhor copiador de xerox, além do mais competente programador de computadores e do melhor professor de computação do município.

“Sei que não transpareço nenhuma modéstia quando compartilho essas percepções”, diz o empresário. “Mas o fato é que eu realmente acredito nisso. E, independentemente de tais títulos serem verdadeiros ou não, o importante é o empreendedor ter a noção de que precisa perseguir a perfeição em tudo o que fizer. Em qualquer área – e não apenas no empreendedorismo –, quem sonha em vencer precisa, permanentemente, buscar a excelência.”

7) Divida para multiplicar

Quando fundou a rede de cursos profissionalizantes Microlins, mesmo sem conhecer o mundo do franchising, Semenzato se uniu a alguns sócios já no primeiro ano do negócio. “Intuitivamente, algo me dizia que a ideia de dividir as responsabilidades e colocar mais pessoas para sonhar a missão da empresa facilitaria a minha jornada, principalmente nos quesitos capitalização e aceleração do empreendimento.”

Por uma questão estratégica, escolheu um sócio na região de Marília. Depois, outro na região de Bauru. Na sequência, um em Araçatuba. E, logo depois, outro em São José do Rio Preto, completando entre 1991 e 1994 um total de 17 escolas em um raio de 120 quilômetros em torno de Lins.

“Ao oferecer 50% para esses sócios operadores nas unidades regionais, consegui capitalizar melhor o negócio com novas injeções de recursos”, conta o empresário. “Ao mesmo tempo, ganhei sócios operadores dispostos a desbravar com maior velocidade o mercado. A ideia deu muito certo, sem dúvida alguma.”

8) Forme equipes com pessoas tão boas ou melhores que você

Depois de consolidar sua carreira como empresário, Semenzato passou a se dedicar na formação dos profissionais que lidera. “Desta forma, acreditava que poderia ampliar meu raio de atuação, liderando pelo exemplo, me dedicando mais a assuntos estratégicos e abrindo espaço para novos talentos na gestão dos meus negócios”, explica o empresário.

“O mundo seria bem melhor se todos os líderes empresariais exercitassem a formação de pessoas, preparando-as para tomarem o seu lugar em algum momento. O problema está no fato de a maioria dos empresários bem-sucedidos não formarem novos líderes, não transmitirem conhecimentos e, desta forma, não aparelharem os promissores talentos para assumir papéis de protagonismo na gestão de seus respectivos empreendimentos”, opina.

9) Nunca se acomode

Engana-se quem acredita que donos de negócios consolidados e pujantes podem acomodar-se com tudo o que já tenham eventualmente conquistado, afirma Semenzato. “Creio que a ânsia de buscar novas conquistas e a disposição de aprender sempre mais estão entre os principais segredos do sucesso no empreendedorismo”, diz. “Por isso, não se acomode. À medida que os desafios e metas forem atingidos, estabeleça novos.”

  • Mantenha a mente aberta

“No empreendedorismo, a vontade de aprender é ingrediente fundamental para que se consiga acompanhar as tendências de cada segmento”, afirma o empresário. De acordo com ele, aprimorar-se constantemente é adaptar-se em tempo real às novas exigências do mercado.

O empresário acredita que essa capacidade de adaptação é fundamental para o negócio sobreviver e, até mesmo prever movimentos e sair à frente dos concorrentes. “Em um cenário tão competitivo como o atual, qualquer que seja o setor econômico em que se atua, ou você se adapta ou estará fora do jogo.”

  • Seja feliz

“Ninguém vende absolutamente nada com tristeza”, pensa Semenzato. Para ele, um sorriso no rosto faz toda a diferença, tanto no atendimento dos clientes, quanto resiliência para empreender.

“Ser feliz, para mim, é o primeiro requisito para alguém se tornar um grande vendedor”, afirma. O empresário vê o otimismo e a busca incansável por resultados como bons caminhos para o negócio ir bem.

“Sorrir para o cliente – e, indiretamente, para o futuro – é essencial para que o amanhã seja melhor do que o hoje, tanto na vida pessoal como na profissional.”, aconselha.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

21 horas ago

Planejamento para os próximos 4 anos tem o objetivo de tornar o ambiente de negócios mais competitivo O Ministério do Empreendedorismo aprovou…

22 horas ago

Empresas têm recebido orientações dos Agentes Locais de Inovação (ALI) voltadas para a melhoria da produtividade e transformação digital Durante a jornada…

2 dias ago

Especialistas ressaltam que a decisão confirma a validade do contrato de franquia e reforça jurisprudência sobre inexistência de vínculo de emprego na…

Posts relacionados:

3 dias ago

O Poder360 apurou que o ProCred360 já está funcionando no Banco do Brasil O ProCred360 já está disponível. A informação foi confirmada…

3 dias ago

Ao menos 42.216 clientes já aderiram à iniciativa, que restabelece a saúde financeira de micro e pequenas empresas De acordo com o…

1 semana ago

Programa Acredita, novo horizonte para Micro e Pequenas Empresas. O cenário para micro e pequenas empresas no Brasil tem sido desafiador nos…