O bom gerenciamento de unidades feita pelos franqueados é essencial para o sucesso do modelo de negócio. Há três anos, um grupo de 32 franqueados lidera a reestruturação da rede fundada em 1994.
Com um olhar atento ao franqueado e investimento milionário em inovação, a empresa desenvolveu um e-commerce próprio e investiu na criação de uma marca própria de produtos, além de montar uma equipe focada na expansão.
A rentabilidade das lojas aumentou e a rede com 220 unidades e registrou um faturamento de 870 milhões de reais no último ano. Quando eles assumiram, o faturamento era de 600 milhões. Para 2023, a expectativa é alcançar o primeiro bilhão de reais.
A Farmais está retomando seu crescimento. Desde 2021, quando um grupo de franqueados adquiriu e manteve o nome, 55 unidades já foram inauguradas.
Os novos sócios também estabeleceram um novo contrato de franquia, atualizando cláusulas e termos financeiros. Uma das medidas adotadas foi a redução dos royalties pela metade.
A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é 50 mil reais, com um investimento total a partir de 800 mil reais. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de 30 mil reais, com investimento total de 200 mil reais. O segundo modelo tem sido o foco da franquia.
A rede investiu cerca de 1,5 milhão de reais na criação de um aplicativo que integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente.