Urgência em votação do novo arcabouço fiscal é aprovado pela Câmara

A medida é de grande importância para o governo Lula, mas não tem agradado a base governista da casa

Por Redação iG 17/05/2023 17:54 Atualizada às 17/05/2023 18:28

O novo arcabouço substitui o teto de gastos que segue desde o governo Temer

Foi aprovado nesta quarta-feira (17) a urgência da votação do Projeto de Lei Complementar 93/2023, que visa definir as regras para o novo arcabouço fiscal. As novas regras devem substituir o teto de gastos, que vem sendo utilizado desde o governo de Michel Temer (MDB).

O relator do texto é o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que apresentou a versão final, mas não agradou com totalidade a bancada do PT. Entretanto, o texto passou com tranquilidade.

A votação pela urgência teve larga diferença, com 367 votos favoráveis, contra 102 que eram contrários a medida. Entre as bancadas que votaram pela urgência, estava a do PT, PSD, PSB, MDB, União, PP, PSDB, Cidadania, Republicanos, Podemos, PSC, PCdoB e PV. Já na oposição, estiveram o Novo e o PL, além de alguns governistas do PSOL e do Rede.

Com isso, a matéria deixa de ser discutida em comissões, e passa a ser levada diretamente ao plenário. Provavelmente, deve ser levantada já na próxima semana.

O PLC tem sido considerado como de extrema necessidade para que as medidas adotas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), continuem com a agenda de investimentos. Desta forma, é superado o teto de gastos que havia sido adotado pelo governo Temer.

Vale ressaltar que o novo arcabouço fiscal não tem atendido as expectativas do Planalto, pois encaixa alguns gatilhos caso as metas do governo para manter as contas públicas não sejam atingidas. Entretanto, o relator optou por manter aumento do salário mínimo e do Bolsa Família de possíveis contingenciamentos, uma vez que não seja cumprido as metas. O pedido foi feito pelo presidente da República.

É previsto que a votação aconteça na próxima quarta-feira (24), sendo o primeiro teste feito da articulação do governo petista, em uma questão considerada prioritária. É importante lembrar que os governistas sofreram com uma derrota no plenário, após a aprovação de um PDL que derrubava parte do Marco do Saneamento Básico.

 

Fonte: Noticias iG

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

6 horas ago

Do UOL, em São Paulo A reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17) promete simplificar e tornar mais transparente…

2 dias ago

Espaço na Esplanada dos Ministérios reúne ofertas de instituições financeiras com crédito diferenciado, até quarta (11) Foi dada a largada, nesta segunda-feira…

1 semana ago

Por: Mariana SchreiberDa BBC News Brasil em Brasília O acordo entre Mercosul e União Europeia terá impactos predominantemente positivos sobre a economia brasileira e…

Posts relacionados:

1 semana ago

Por: Mariana SchreiberDa BBC News Brasil em Brasília O acordo entre Mercosul e União Europeia terá impactos predominantemente positivos sobre a economia brasileira e…

2 semanas ago

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com o Ministério de Comércio,…

2 semanas ago

Levantamento da MaisMei mostra que a maioria dos microempreendedores busca evitar carga tributária e burocracia Um levantamento da MaisMei mostra que apenas…