Sebrae celebra um ano de muitas conquistas

Por Por Carlos Melles é presidente do Sebrae

Chegamos ao encerramento de mais um ano. Naturalmente, todo momento de término de um ciclo é um convite à reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios do porvir. Nesse momento em que 2022 fecha suas cortinas, aproveitamos para fazer uma avaliação sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil e sobre a atuação do Sebrae para o crescimento das micro e pequenas empresas e do empreendedorismo no país.

Nos últimos dois anos, enquanto nos preparávamos para comemorar nosso cinquentenário, o Sebrae trabalhou para ajudar os donos de pequenos negócios a superarem a crise gerada pela pandemia de Covid-19. Em um dos momentos mais adversos da economia global, era urgente contribuir com a inclusão digital, com o aumento da competitividade e da produtividade e com a introdução de práticas inovadoras nas MPE brasileiras.

Atendimentos e qualificação online
O resultado desse esforço pode ser visto no universo de empreendedores atendidos. Em 2022 o Sebrae realizou, em média, 52 mil atendimentos por dia. Isso significa que a instituição contemplou, em um mês, o mesmo volume de atendimentos que eram feitos em um ano inteiro de trabalho, em 2012. Saltamos, em um espaço de apenas quatro anos (entre 2018 e 2022), de 10,8 milhões para 19,2 milhões de atendimentos. Já o número de pessoas assistidas saiu de 5,3 milhões de empresários para 9,1 milhões de empreendedores.

Com as restrições de mobilidade, geradas pela crise pandêmica, o Sebrae fortaleceu, desde o início de 2020, as ações de qualificação online. Nesse contexto, a instituição ampliou a grade de conteúdos que podem ser acessados de modo virtual e criou – inclusive – uma modalidade de cursos realizados integralmente por meio de aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram). O resultado é que o número de matrículas nos cursos à distância pulou de 722 mil, em 2018, para 2,7 milhões em 2022.

Inovação e competitividade
A inovação e a inclusão digital também foram prioridades. Nos últimos quatro anos, o Sebrae contribuiu em um grande esforço nacional para ampliar o reconhecimento de novas Indicações Geográficas no país. Nesse período, tivemos um crescimento de 67% no número de IG registradas, alcançando a marca de 100 Indicações validadas pelo INPI e mais 83 em fase de estruturação ou estágio final de análise.

No universo da competitividade, o Programa Brasil Mais, desenvolvido em parceria com Senai e Ministério da Economia, alcançou mais de 12 mil empresas – somente na Indústria – resultando em um incremento de 23% da produtividade e 8% de faturamento das empresas contempladas. Esses resultados foram reproduzidos também no Comércio, com mais de 45 mil empresas participantes, registrando aumento de 23% da produtividade e 6% do faturamento. O programa atendeu ainda 37 mil empresas do setor de Serviços, que apresentaram um ganho médio de 22% de produtividade e 10,5% de faturamento.

Esses números são uma pequena amostra dos resultados que o Sebrae alcançou ao assumir o compromisso de continuar sendo a mais importante instituição de apoio aos pequenos negócios brasileiros. Conseguimos colocar os desafios de empreender no Brasil em lugar de destaque entre os grandes temas da sociedade brasileira.

Empregos
Hoje, a força dos pequenos negócios é um fato incontestável. As MPE geraram, em outubro passado, 8 em cada 10 empregos criados no país e são responsáveis direta ou indiretamente pela manutenção de 86 milhões de brasileiros (o que corresponde a 40% da população). Esperamos poder continuar contribuindo, ao longo dos próximos anos, com a evolução do empreendedorismo no país e com o fortalecimento da nossa pujante economia.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

22 horas ago

Planejamento para os próximos 4 anos tem o objetivo de tornar o ambiente de negócios mais competitivo O Ministério do Empreendedorismo aprovou…

23 horas ago

Empresas têm recebido orientações dos Agentes Locais de Inovação (ALI) voltadas para a melhoria da produtividade e transformação digital Durante a jornada…

2 dias ago

Especialistas ressaltam que a decisão confirma a validade do contrato de franquia e reforça jurisprudência sobre inexistência de vínculo de emprego na…

Posts relacionados:

3 dias ago

O Poder360 apurou que o ProCred360 já está funcionando no Banco do Brasil O ProCred360 já está disponível. A informação foi confirmada…

3 dias ago

Ao menos 42.216 clientes já aderiram à iniciativa, que restabelece a saúde financeira de micro e pequenas empresas De acordo com o…

1 semana ago

Programa Acredita, novo horizonte para Micro e Pequenas Empresas. O cenário para micro e pequenas empresas no Brasil tem sido desafiador nos…