Sancionada lei que cria programas de crédito para famílias vulneráveis

Nova legislação institui o Programa Acredita no Primeiro Passo e diversas iniciativas de financiamento para microempreendedores e cooperativas, além de promover a proteção cambial com o Programa Eco Invest Brasil.

O presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, 10, a lei 14.995/24, que institui uma série de programas de apoio ao crédito, mobilização de capital privado externo e renegociação de dívidas. Entre as principais iniciativas estão o Programa Acredita no Primeiro Passo, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade, e o Programa Eco Invest Brasil, que visa atrair investimentos estrangeiros para projetos ecológicos e de infraestrutura sustentável.

O Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o aumento da renda de famílias inscritas no Cadastro Único, com foco em territórios de alta vulnerabilidade. O projeto prioritariamente atenderá mulheres, jovens, negros e pessoas com deficiência, visando melhorar a qualidade de vida dessas populações.

Outro destaque da lei é a criação do Desenrola Pequenos Negócios, programa destinado à renegociação de dívidas de microempreendedores individuais, microempresas, cooperativas e empresas de pequeno porte. Esse programa prevê incentivos financeiros e condições especiais para regularização de débitos, promovendo a estabilidade econômica dos pequenos negócios.

A legislação também promove o Programa Eco Invest Brasil, que visa atrair capital privado externo para investimentos em projetos sustentáveis, como transição energética e bioeconomia. Através da proteção cambial, o programa busca oferecer segurança financeira para investidores internacionais e fomentar o mercado de capitais no Brasil.

Com a sanção da lei, o governo Federal também cria uma linha de crédito especial para taxistas, permitindo a renovação da frota de veículos e fomentando o uso de automóveis elétricos e híbridos, como parte das iniciativas de sustentabilidade e modernização do setor de transporte.

A medida visa fortalecer a economia através do fomento ao crédito e ao investimento externo, além de proporcionar oportunidades de inclusão social e produtiva para os setores mais vulneráveis da sociedade.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

4 dias ago

Do UOL, em São Paulo A reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17) promete simplificar e tornar mais transparente…

6 dias ago

Espaço na Esplanada dos Ministérios reúne ofertas de instituições financeiras com crédito diferenciado, até quarta (11) Foi dada a largada, nesta segunda-feira…

2 semanas ago

Por: Mariana SchreiberDa BBC News Brasil em Brasília O acordo entre Mercosul e União Europeia terá impactos predominantemente positivos sobre a economia brasileira e…

Posts relacionados:

2 semanas ago

Por: Mariana SchreiberDa BBC News Brasil em Brasília O acordo entre Mercosul e União Europeia terá impactos predominantemente positivos sobre a economia brasileira e…

2 semanas ago

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com o Ministério de Comércio,…

3 semanas ago

Levantamento da MaisMei mostra que a maioria dos microempreendedores busca evitar carga tributária e burocracia Um levantamento da MaisMei mostra que apenas…