Painel internacional apresenta estudo inédito sobre digitalização de pequenas empresas

Em uma das principais agendas do primeiro dia da 32ª edição Mercopar 2023, o Sebrae RS reuniu no palco 1 do Espaço Mercopar Conhecimento especialistas em transformação digital de cinco países. A troca de experiências entre eles compôs o painel internacional “Como pequenas empresas estão se digitalizando ao redor do mundo?”, mediado pelo diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, nessa terça-feira (17).

Eles subiram ao palco da feira por terem participado, previamente, de um estudo capitaneado pelo Polo Sebrae da Indústria. A pesquisa “Fomentando a transformação digital empresarial em pequenas empresas por meio de políticas nacionais: um benchmarking internacional” mapeou 39 programas de transformação digital no âmbito dos pequenos negócios e apontou que o Brasil é o único dos 10 países analisados – entre América Latina, União Europeia e das nações do BRICS – com iniciativas que contemplam os três estágios analisados: conscientização, implementação e manutenção. Na Mercopar, cada um dos especialistas teve a oportunidade de falar um pouco dos seus projetos.

Stefan Wiesner, professor e head do Bremer Institut für Produktion und Logistik (BIBA), da Alemanha, afirmou que enxerga muitas semelhanças entre o seu país e o Brasil. “Estamos realizando workshops e identificando os desafios dessas pequenas empresas para, então, criar modelos de negócios e implementar.”

Da África do Sul, veio o exemplo da incubação oferecida a pequenas empresas que querem se preparar para o 4.0. “Temos também um fundo de transferência de tecnologia que ajuda com equipamentos e olhamos, especialmente, para empresas que estão em áreas distantes, rurais”, relatou Nkosikhona Mbatha, CEO da Small Enterprise Development Agency (SEDA).

Mayte Carracedo, chefe de Ecossistemas e Impacto na Fundingbox, da Espanha, falou sobre o programa Digital Innovation Hub, que já tem em torno de 500 centros espalhados pela União Europeia. Os hubs são formados por entidades públicas, pesquisadores e indústria. “Facilitamos a transformação quando colocamos todos juntos. Quem quer começar encontra tudo de que precisa em um único ponto”, ressaltou. Criar um ecossistema fez parte da fala também de Dirk Meissner, Professor Especialista em MPEs – HSE University, da Rússia. Ele relatou que as grandes empresas fizeram a transformação e fazem tudo digitalmente. Enquanto isso, os pequenos, que fornecem para os grandes, têm dificuldades. “Temos incentivos para modelos de negócio e mudança de mindset, porque não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas”, disse.

Polo Sebrae da Indústria

Criado em 2022 com a missão de ser um modelo referência para a atuação da organização em nível nacional, o Polo Sebrae da Indústria surgiu com o objetivo de se tornar um hub de conhecimento e conexão ligando as indústrias de pequeno porte aos grandes players do mercado. Desde a sua criação, além de pesquisa, desenvolve projetos que visam à revitalização da cadeia de valor de setores industriais estratégicos do País, agregando e disseminando informações, soluções, conteúdo e melhores práticas relacionadas a temas industriais, como Indústria 4.0 e tecnologias digitais (IoT, Big Data, IA).

Mercopar

Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo. Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira –, a marca levará o leque de oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco em geração de resultados.

Fonte: Agencia sebrae

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

1 dia ago

Medida pode alavancar mais de R$ 35 bilhões em crédito para que os devedores possam refinanciar suas dívidas, segundo o ministro O…

5 dias ago

Estratégia Elas Empreendem pretende incentivar a inclusão social e fortalecer o papel das mulheres no desenvolvimento econômico Agência Gov | Via Planalto…

6 dias ago

BRASÍLIA| Rafaela Soares, do R7, em Brasília11/04/2024 – 07H56 (ATUALIZADO EM 11/04/2024 – 07H56) Decreto foi publicado nesta quinta-feira(FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL) O presidente Luiz Inácio…

Posts relacionados:

1 dia ago

Medida pode alavancar mais de R$ 35 bilhões em crédito para que os devedores possam refinanciar suas dívidas, segundo o ministro O…

5 dias ago

Estratégia Elas Empreendem pretende incentivar a inclusão social e fortalecer o papel das mulheres no desenvolvimento econômico Agência Gov | Via Planalto…

7 dias ago

Segunda maior empresa do setor de cosméticos do Brasil, o Grupo Boticário registra uma expansão de 30,5% no ano passado, no comparativo…