A Natura&Co e a Natura Cosméticos apresentaram na última segunda-feira, 13, um fato relevante comunicando a assinatura de um acordo vinculante para a venda da Natura (Brasil) International B.V., a holding da The Body Shop.
O acordo foi feito junto à Aurelius Investment Advisory Limited. A transação foi fechada em £ 207 milhões (cerca de US$ 1,2 bilhão, na cotação atual). Além disso, inclui um potencial valor contingente de £ 90 milhões.
Segundo o documento, os valores serão pagos em até cinco anos, e a transação deve ser finalizada em até 31 de dezembro de 2023, sujeita às aprovações regulatórias.
De acordo com a companhia, a venda apoiará os esforços da Natura &Co para otimizar suas operações e simplificar seus negócios. Ainda, irá posicioná-la para focar em prioridades estratégicas, sobretudo a integração da Natura e Avon na América Latina. Entra, ainda, a melhora do modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon.
Em entrevista ao Meio & Mensagem no mês passado, Paula Pimenta, general manager Latam da The Body Shop, não comentou sobre o assunto. Contudo, apontou que, do ponto de vista de planos da The Body Shop Brasil, tudo seguia igual. A executiva afirmou que a estratégia para o ano que vem já estava definida, inclusive as diretrizes para o Natal.
Anteriormente, em abril, a companhia vendeu a Aesop à L’Oréal por US$ 2,52 bilhões. À época, a Natura&CO apontou que a estratégia iria “suportar a desalavancagem financeira da Natura&Co e posicioná-la para focar em suas prioridades estratégicas, especialmente na integração na América Latina”.
fonte: meio & mensagem