Durante o evento, foi assinado memorando de entendimento visando a qualificação e a promoção internacional de pequenos negócios
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participaram, nesta sexta-feira (4), no escritório da ApexBrasil, do lançamento do PEIEX SP, Programa de Qualificação para Exportação, e do Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros, uma ferramenta que reúne licitações dos governos estrangeiros da América do Sul e de organizações internacionais em um só lugar. O evento contou ainda com a presença do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, além de presidentes de entidades parceiras e representante do Sebrae SP.
Durante o evento, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a ApexBrasil, visando à troca de conhecimento e cooperação de esforços para a qualificação e a promoção internacional de microempresas, empresas de pequeno porte (MPEs), microempreendedores individuais (MEIs), cooperativas, startups e artesãos brasileiros.
Para isso, haverá o desenvolvimento e realização de programas, projetos e ações de preparação, apoio e incentivo às exportações brasileiras de bens e serviços; intercâmbio de conhecimento, de pesquisas e de resultados; promoção do acesso aos mercados digitais mundiais; desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de inteligência comercial; realização e participação em feiras e eventos para promover a exportação e a internacionalização dos produtos e serviços; ações de promoção das exportações, estudos de oportunidade e potencial comercial, e articulações institucionais visando ao incremento das exportações; ações para aumentar a prestação de serviços às empresas lideradas por mulheres e ou de propriedade das mulheres e para fomentar o empreendedorismo feminino brasileiro, entre outras.
PEIEX SP
A intenção do Programa de Qualificação para Exportação é facilitar e estimular o processo exportador de empresas brasileiras, especialmente das micro e pequenas. De acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estima-se que as compras governamentais representam, em média, 15% do PIB dos países. A nova ferramenta da ApexBrasil vai disponibilizar informações sobre processos de compra/licitações de todos os países da América do Sul – Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Suriname, Equador -, e de organismos internacionais, como ONU, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial.
Os dados disponíveis são provenientes de uma base contratada, que realiza uma varredura automatizada dos portais de compras públicas dos diferentes governos estrangeiros para setores variados, principalmente para setores como saúde, tecnologia da informação e construção. A atualização será semanal, envolvendo cerca de mil processos de compras/licitações, cujo somatório alcança milhões de dólares em exportações potenciais e os valores estimados das compras já serão convertidos da moeda original para dólares, com a cotação do dia da atualização.
Márcio França destacou que as empresas exportadoras tendem a ter maior longevidade, crescer mais, pagar salários mais altos e empregar mão de obra mais qualificada. “Mas ainda enfrentam desafios para se tornarem potenciais exportadores no mercado internacional, como forte concorrência, excesso de burocracia e exigências regulatórias. Daí a importância de medidas como essa que hoje lançamos aqui.”
Ele citou como exemplo a cidade de Franca, que visitou recentemente, antes destacada por ser exportadora de calçados e, hoje, graças à ajuda do PEIEX e do Sebrae, já tem entrada em outros mercados.
Fonte: GOV.BR