Alpargatas não consegue manter quadro de funcionários e demite mais de 600 funcionários em fábrica do Nordeste.
A Alpargatas, indústria de calçados e responsável pela fabricação das sandálias Havaianas, anunciou na última semana, a demissão de 600 funcionários da fábrica localizada na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba.
As demissões foram determinadas após um encontro entre Diretoria da Fábrica e o Sindicato de Calçados na Indústria de Campina Grande.
A empresa, que é a maior fabricante de calçados de Campina Grande, tem grande importância no desenvolvimento e geração de renda na Borborema. A demissão em massa tem objetivo de minimizar os impactos da má situação econômica que o país vem passando.
Segundo apurou o Notícia Paraíba, a companhia informou que as demissões em massa se deram em virtude da queda das vendas dos produtos, registradas no último ano. No quarto trimestre de 2022, a Alpargatas registrou prejuízo líquido consolidado em R$ 21 milhões de Reais.
Conforme declarou Márcia Sílvia Rodrigues, atual secretária do Sindicato de Calçados na Indústria de Campina Grande, as novas demissões causarão um grande impacto sobre o desempenho de Campina Grande em relação à geração de empregos em 2023.
O município negativou nos dois primeiros meses do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com saldo de – 165.
Fonte:NoticiaParaiba
Posicionamento da Associação Brasileira de Franqueados – ASBRAF
Raul Canal, presidente da Asbraf afirma que “a demissão em massa de mais de 600 funcionários na indústria da Alpargatas fabricante das sandálias Havaianas no município de Campina Grande na Paraíba, sob a justificativa de que a empresa está realizando um processo de simplificação de processos organizacionais, dentro da estratégia da companhia de otimização e busca por maior competitividade, gerou enorme desconfiança no sistema de franchising brasileiro, uma vez que a marca Havaianas ocupa, conforme a pesquisa Desempenho do Franchising 2022 da Associação Brasileira de Franchising – ABF, a 32ª posição entre as 50 maiores franquias no Brasil, com 562 unidades franqueadas em operação.”
O presidente da Asbraf destaca que a Alpargatas é uma empresa brasileira em operação há mais de 115 anos, comercializa produtos com a marca de calçados Havaianas em mais de 130 países, com quatro unidades fabris no Brasil, em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba, Montes Claros (MG) e Carpina (PE). A marca Havaianas tem mais de 17 mil colaboradores. Raul Canal ressalta que “a demissão de 600 funcionários impacta diretamente em cerca de 2.400 pessoas que compõem o grupo familiar desses funcionários. Essas pessoas dependem social e economicamente da renda auferida por esses funcionários”.
A Asbraf, segundo Raul Canal, acompanha o processo legislativo no Congresso Nacional de iniciativas de proposições de interesse do sistema de franchising (Franquia) brasileiro, notadamente de questões relacionadas com geração de empregos, postos de trabalho e geração de renda, razão pela qual está mantendo contatos com líderes políticos paraibanos para reverter junto à direção nacional da Alpargatas a demissão de 600 trabalhadores da unidade da empresa em Campina Grande, no Agreste paraibano.