Mario é analista de sistemas e, em 2022, abriu duas unidades da franquia Lavateria em Campinas
O Brasil está envelhecendo mais. Somente em 2023 a população acima dos 60 anos era de 15,6%, ultrapassando até mesmo o de jovens entre 15 a 24 anos (14,8%), segundo dados apontados pelo IBGE. Com isso, o empreendedorismo acaba ganhando força para quem busca ter o próprio negócio após a aposentadoria. Somente entre 2012 a 2023 houve um crescimento de 42% no número de donos de negócios, ultrapassando os 4 milhões de pessoas acima dos 60 anos.
Alguns empreendem por necessidade, em busca de complementar a renda, outros para se manterem ativos. Mario Gonçalves de Azevedo Junior, de 58 anos, buscou por um negócio que preenchesse as horas livres quando chegasse a aposentadoria.
Por mais de 35 anos, o paulista atuou como analista de sistemas e em 2019 começou a planejar sua saída da empresa, com a proximidade da aposentadoria.
“Atuei durante 25 anos em uma empresa alemã com filiais em 53 países. Saí do cargo como diretor de TI para América Latina, já era algo que não me preenchia mais. Queria algo novo, distinto da área em que eu atuava. Resolvi empreender com franquias pela segurança que ela passa ao franqueado, como suporte e tempo de mercado. A busca por uma franquia levou quase dois meses. O que me levou a escolher a Lavateria foi o estágio em que se encontrava a operação: bastante desenvolvida e com mais de 200 lojas na época, além de já ser a maior franquia na área”, relembra Mario que em 2022 abriu 2 unidades da franquia Lavateria em Campinas-SP, franquia de lavanderias self service automáticas.
Trocou o CLT pelo CNPJ
Sem nunca ter empreendido ou trabalhado com o setor de lavanderia, ele enxergou potencial nesse mercado e o crescimento do setor, tendo em vista se tratar de um negócio com baixo valor de investimento, e com custo-benefício atrativo para quem busca conveniência. Esse modelo permite que os clientes utilizem os serviços de forma autônoma, proporcionando uma experiência prática e personalizada.
Mario comprou a sua unidade franqueada no final de 2022 e durante o ano de 2023 atuou nas duas empresas. Boa parte do tempo foi estabelecendo as duas lojas e atuando como consultor da empresa em que era empregado oferecendo suporte ao colaborador treinado para assumir sua posição no antigo trabalho. Em 2024 resolveu largar a jornada CLT para focar nos novos negócios.
Atendimento é a alma de qualquer negócio
Mario acredita que sem um atendimento com excelência há pouca possibilidade de um negócio prosperar.
“Lidar com o público em geral é sempre complicado. No entanto, há situações marcantes com clientes, como por exemplo, eu tenho aquelas que ocorrem com bastante recorrência que são os elogios pela qualidade e o “cheirinho” das roupas. Isso sempre traz bastante satisfação”, diz o franqueado.
Após quase dois anos de operação, Mario vê suas unidades ainda em consolidação. “Meus planos são crescer pelo menos 50% nas vendas em relação ao ano passado mantendo a rentabilidade. Após essa consolidação pretendo expandir e abrir mais lojas tendo como meta até fim de 2027, ao menos 5 lojas”, acrescenta o franqueado.
Dica para quem quer empreender
Mario sabe muito bem os “lados da moeda”, por isso dá algumas dicas para quem está considerando empreender:
- Saiba fazer contas e tenha noções básicas de gestão;
- Se não conhece termos como DRE; lucro bruto; lucro líquido; taxa de contribuição e demais indicadores financeiros básicos de uma gestão, aprenda tudo isso antes de começar. Não é difícil;
- Tenha um planejamento de vendas e despesas fixas e variáveis de pelo menos 24 meses;
- Conheça o potencial para uma lavanderia de autosserviço na área que vai atuar para estabelecer as metas e conhecer a viabilidade do negócio;
- Tenha um suporte financeiro ou fonte de renda para pelo menos 18 meses na Pessoa Física e para pelo menos oito meses para a Pessoa Jurídica;
- Vendas é chave para tudo;
- Se não for um bom vendedor, tenha uma pessoa ao lado que seja. Saiba como vender serviços de lavanderias e criar parcerias. Isso definirá o sucesso ou o fracasso;
- Ter consciência do papel do franqueador.
O negócio do franqueador é vender franquias, administrar franqueados e dar ferramentas de apoio na gestão e marketing da operação. Vendas são responsabilidade única e direta do franqueado e os resultados vem de suas ações e atividades. Não tem milagre num sistema de franquia. A franquia por si só não vende nada – isso é responsabilidade única do franqueado.
Mercado em ascensão pelo Brasil
A Lavateria nasceu em 2016 e em 2020 entrou para o franchising sendo uma franquia totalmente automatizada. Ao chegar na loja, o cliente se depara com um totem de autoatendimento com diversas instruções simples, como por exemplo, os tipos de roupas que podem ser lavadas; quantidade limite de peças por máquina. Basta dirigir-se ao painel e selecionar entre os serviços lava ou seca, escolher a forma de pagamento, e logo em seguida o equipamento é liberado para uso.
As lavadoras possuem dosadoras automáticas de insumos que são adicionados no momento certo da lavagem (sabão, amaciante e tira manchas), e tem um ciclo de 30 minutos e assim que as roupas são colocadas em seu interior e o botão “iniciar” é acionado, o equipamento trava e dá início ao processo. O serviço pode durar até 1 hora e 15 minutos.
O negócio da Lavateria tem diferenciais como baixo custo operacional; sem necessidade de estoque; sem necessidade de funcionários; uso de insumos exclusivos de alta tecnologia; rápido retorno do investimento; CRM e aplicativo próprio (o cliente tem a opção de usar os comandos da máquina do próprio celular ao invés do totem); equipamentos de alta tecnologia e baixo consumo de energia.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.