Sebrae é contra integrar dinheiro do Sistema S ao Orçamento

O Sebrae se posicionou nesta 3ª feira (12.dez.2023) contra a proposta de integrar o dinheiro do Sistema S (que reúne contribuições ao Sesi, Senai, Sesc, Senac, etc) ao Orçamento da União. A mudança foi sugerida pelo relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a proposta representa um risco ao funcionamento da entidade, na medida em que a alteração pode permitir que o governo retenha os recursos da organização para atingir as metas fiscais. “Contingenciar recursos do Sebrae é tirar dinheiro dos pequenos”, afirmou, em nota (íntegra – 25 kb).

No texto proposto pelo relator, os tributos destinados ao Sistema S passarão a integrar o Orçamento Fiscal. Atualmente, os recursos destinados ao Sistema S não integram o Orçamento da União.

O presidente do Sebrae disse que vai procurar Danilo Forte para debater o assunto. Segundo ele, o tema já foi discutido no STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu que recursos destinados ao Sebrae, assim como às demais entidades do Sistema S, não podem ser incorporados à Lei de Diretrizes Orçamentárias ou à Lei de Orçamento Anual, uma vez que são destinados a entidades privadas.

SISTEMA S
O Sistema S é composto por 9 entidades administradas por federações e confederações empresariais atreladas aos principais setores da economia: indústria, comércio e serviços. Prestam atendimentos de interesse público, mas não estão subordinados ao governo.

O conjunto é composto por Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Senar, Sescoop, Sesi, Sest e Senat.

Em 2022, as entidades arrecadaram R$ 27 bilhões com os tributos sobre folha de pagamento.

fonte: poder360

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

15 horas ago

Responsáveis pelo índice dizem esperar que as pequenas e médias empresas do Brasil mantenham a tendência recente de crescimento no segundo semestre…

2 dias ago

Brasil tem 39,13 milhões de trabalhadores informais, aponta a PNAD. Figura do Microempreendedor Individual gera emprego e renda, garantindo inclusão e proteção…

3 dias ago

Pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas mostra que a percepção dos microempreendedores individuais da região é maior do que a média…

Posts relacionados:

2 dias ago

Brasil tem 39,13 milhões de trabalhadores informais, aponta a PNAD. Figura do Microempreendedor Individual gera emprego e renda, garantindo inclusão e proteção…

1 semana ago

Empresas têm recebido orientações dos Agentes Locais de Inovação (ALI) voltadas para a melhoria da produtividade e transformação digital Durante a jornada…

4 semanas ago

Serviço Brasileiro de Apoio às MPEs. O Sebrae enfatiza a importância da regulamentação da Reforma Tributária para a economia dos pequenos negócios,…