Grandes erros sobre as franquias

O valor de fechamentos de unidades de marcas associadas à entidade no ano passado foi de 6,4%, superior ao ano de 2023, que registrou 5,9%.

O setor de franquias brasileiro faturou mais de R$ 270 bilhões em 2024, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Apesar dos números, ainda nos deparamos com problemas críticos – o valor de fechamentos de unidades de marcas associadas à entidade no ano passado foi de 6,4%, superior ao ano de 2023, que registrou 5,9%. O paradoxo entre crescimento expressivo e mortalidade de lojas ganhando espaço motiva a reflexão sobre os fatores que levam as redes em expansão a não se sustentarem.

Uma das principais explicações é a expansão acelerada sem estrutura. Muitas redes apostam em crescimento rápido, mas sem um planejamento e nem capital de giro suficiente. A escassez de recursos, aliada ao planejamento falho, é uma das principais causas de falência de marcas.

A seleção inadequada dos investidores também é um problema sério. O perfil de franqueados sem experiência no ramo e a inexperiência de quem formatou a franquia influenciam diretamente o desempenho. Muitas redes lançam o modelo sem operar lojas próprias antes, ou o fazem sem validar estruturalmente o negócio. Sem preparação e curadoria de franqueados, o suporte se mostra insuficiente e a rede fica fragilizada.

Outro elemento que contribui para essa taxa de falência são erros com ponto de venda e mercado. Localização inadequada é um problema muito comum. É crucial investir em planejamento, estrutura operacional, seleção criteriosa de franqueados, suporte contínuo e escolha assertiva de ponto. Crescer demais sem essas bases torna a rede vulnerável . É preciso criar um equilíbrio entre a ambição de ser o maior e a solidez de ser o melhor.

Erlon Labatut
Especialista em varejo e consultor de franquias credenciado pelo Sebra

Fonte: Liberal

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

4 dias ago

O mercado de franchising é de longe o que mais aquece nossa economia, demonstrando considerável crescimento mesmo em tempos de crise. Regulamentado por lei…

1 semana ago

“ O Sistema de Franquia precisa ser fortalecido, ele funciona, porém existe uma parte fragilizada que são os franqueados… Em muitos momentos…

1 semana ago

“Estamos no Sistema de Franquia desde 1979 e durante quatro décadas presenciamos inúmeros conflitos entre franqueados e franqueadores. O modelo de negócio…

Posts relacionados:

4 dias ago

O mercado de franchising é de longe o que mais aquece nossa economia, demonstrando considerável crescimento mesmo em tempos de crise. Regulamentado por lei…

5 meses ago

O Grupo Cacau Show tem investido em outro mercado, além dos chocolates: o de entretenimento. Após comprar todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter,…

5 meses ago

Prefeituras e órgãos de todo Brasil podem aderir à plataforma de comércio eletrônico público O governo federal lança, nesta terça-feira, 11 de…

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Diretor Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANQUEADOS – ASBRAF, no uso de suas atribuições que são conferidas pelos artigos 33, inciso I e II, combinado com os artigos 34 e 41, inciso III, do Estatuto Social, convoca todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários, para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 31 de julho de 2025, às 17h30min em primeira convocação e, às 18h00, em segunda e última convocação com qualquer número de participantes, em formato virtual (plataforma de videoconferência), por meio de link a ser enviado oportunamente aos interessados, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Nova composição da Diretoria e Conselho Fiscal;
2. Ações do Planejamento Estratégico;
3. Eventuais outros assuntos.

Os interessados em participar da assembleia deverão confirmar presença respondendo e-mail ou mensagem Whatsapp recebidos.

Brasília, DF, 11 de julho de 2025

Douglas Robson Bezerra Nunes
Diretor Presidente