74% das pequenas empresas já usam inteligência artificial

Inteligência artificial

Ao menos 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em alguma atividade profissional. É o que disse a Microsoft em um estudo em conjunto com a Edelman Comunicação.

Todo sistema de computador que imita funções cognitivas semelhantes às humanas, como aprendizado e solução de problemas, é considerado inteligência artificial de alguma forma.

O cenário mostra que independente do porte da empresa, o uso da IA no dia a dia já faz parte da realidade do mercado. Ao menos 59% das empresas afirmaram terem avançado na adoção de IA em 2023.

Segundo o estudo, os investimentos na tecnologia cresceram 20% em 2023, na comparação com o ano anterior. Ficaram atrás apenas dos destinados à tecnologia de armazenamento em nuvem, que recebeu 56% do dinheiro destinado à inovação.

Quando o olhar se volta à empresas que nasceram no digital, a busca por avanço em tecnologia ficou 25% maior do que as que não são nativas da internet. O investimento, porém, acendeu um alerta à segurança cibernética.

Segundo a Microsoft, ao mesmo tempo em que os investimentos em tecnologia aumentaram, as soluções de segurança também estiveram em prioridade nas pautas. Ao menos 43% investiram em 2023 em segurança. O número em 2022 era de 39%.

As ameaças, relataram as empresas, ocorreram em 16% das companhias. Entre as medidas para evitar os ataques estão treinamentos, aquisição de tecnologia de segurança e contratação de especialistas externos.

“Quando uma tecnologia evolui, também surgem novas formas de ameaças cibernéticas e atuar na mitigação desses riscos precisa fazer parte das estratégias e investimentos das empresas”, disse a vice-presidente da Microsoft no Brasil, Andrea Cerqueira.

O estudo entrevistou 300 líderes de empresas com até 250 funcionários em 2024. Dentre os cargos dos entrevistados estiveram donos ou sócios das empresas, gerentes, diretores e vice-presidentes.

MICROSOFT INVESTE NO COPILOT
A Microsoft têm investido em inteligência artificial para empresas por meio do “Copilot”, IA generativa focada em liberar a criatividade e aprimorar habilidades profissionais, auxilia os funcionários na otimização de tempo.

“Copilot” é o aplicativo da Microsoft que usa IA para ajudar os usuários no desempenho de tarefas de desenvolvimento de texto, criação de apresentações e resumo da caixa de entrada e de e-mails e reuniões.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Últimos posts:

2 dias ago

A Bloomin’ Brands, controladora do renomado restaurante Outback Steakhouse, está considerando uma mudança significativa em suas operações no Brasil. A empresa está…

3 dias ago

Balanço foi impactado por Avon Internacional e tendências da Onda 2 da companhia A Natura&Co (NTCO3) apresentou números mistos em seu balanço divulgado…

4 dias ago

CEO da SouthRock, dona da rede de cafeterias, recebia pró-labore mesmo diante do regime de recuperação judicial da empresa O TJ-SP (Tribunal…

Posts relacionados:

4 dias ago

CEO da SouthRock, dona da rede de cafeterias, recebia pró-labore mesmo diante do regime de recuperação judicial da empresa O TJ-SP (Tribunal…

5 dias ago

Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais podem renegociar dívidas bancárias com os bancos…

6 dias ago

Presidente Décio Lima durante o lançamento da plataforma Crédito Consciente. Foto: Fabricio Almeida. Sebrae une-se ao programa Acredita do governo federal e…